COVID-19 e Doenças Oculares: uma relação a ser observada e cuidada

A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode ter impactos em vários sistemas do corpo. A atenção ao potencial impacto da COVID-19 nos olhos é vital para proteger a visão e prevenir possíveis complicações decorrentes dessa infecção.

Embora a principal via de contágio seja por meio de partículas respiratórias, a infecção viral pode sim afetar os olhos de diversas maneiras, e as evidências têm aumentado cada vez mais, indicando que essa infecção viral pode ter repercussões relevantes na saúde dos olhos.

Antes de prosseguir, reforçamos sempre que a busca por avaliação de um oftalmologista é a única prática recomendada para situações do aparecimento de sintomas oculares novos, graves ou persistentes. E nenhum medicamento deve ser utilizado por automedicação.

Sintomas oculares associados à COVID-19

Embora a principal via de contágio do vírus seja por partículas respiratórias, como gotículas de saliva, os olhos também são considerados uma possível entrada para o vírus. Os sintomas oculares relatados em associação com a COVID-19 incluem conjuntivite, ceratoconjuntivite , uveíte, retinite, neurite óptica e problemas vasculares retinianos. Elas têm causado uma série de complicações oftalmológicas, que vamos entender mais a seguir:

1. Conjuntivite

A conjuntivite, caracterizada por olhos vermelhos, inchaço, prurido e secreção, é um sintoma menos comum da COVID-19. Embora seja mais frequentemente causada por alergias ou infecções bacterianas ou virais, ela foi observada em diversos quadros clínicos de COVID-19.

2. Ceratoconjuntivite 

Trata-se de uma inflamação da córnea e conjuntiva, incluindo sintomas como olhos vermelhos, sensação de corpo estranho no olho, sensibilidade à luz e lacrimejamento. Neste caso, a relação do sintoma é que ele pode ser mais acentuado em casos de infecção por COVID-19.

3. Uveíte

Inflamação da úvea, camada média do olho, podendo causar vermelhidão, dor, visão turva e sensibilidade à luz. Embora mais rara, tem sido relacionada a casos de COVID-19.

4. Retinite

Embora os relatos de retinite também sejam raros, a inflamação da retina, que pode afetar a visão, foi observada em casos da doença e tem sido estudado por todo o mundo.

5. Neurite Óptica e Problemas Vasculares Retinianos

A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico que pode resultar em perda repentina da visão, comum em um olho, e dor ao movimentar esse olho. Além disso, há relatos de obstruções vasculares na retina, como oclusões da veia da retina, que podem causar perda súbita da visão.

Estudiosos e pesquisadores ao redor do mundo, inclusive no Brasil, têm revelado preocupações em relação à retina e o impacto da COVID-19. Essas alterações, no entanto, só podem ser detectadas por meio de exames oftalmológicos detalhados, revelando possíveis consequências vasculares e inflamatórias da COVID-19 na retina.

Open chat