Os Perigos Da Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética (RD) é uma complicação crônica do diabetes e pode ser devastadora. Suas complicações podem trazer riscos irreversíveis na visão, especialmente durante a idade produtiva desses pacientes.
Atualmente a RD é compreendida como sendo uma doença neurodegenerativa que compromete o sistema neuro-vascular da retina quando em seu estágio mais avançado. As manifestações oftalmológicas detectáveis são a presença de hemorragias e/ou exudatosetinianos.
Porém, antes mesmo da doença chegar a esse estado, a função da retina já pode estar comprometida nas pessoas com diabetes e visão normal. Estas alterações que ocorrem antes da detecção da retinopatia pelo exame oftalmológico de fundo-de-olho, podem ser verificadas por eletrorretinografia, potencial visual evocado e teste de sensitividade ao contraste
As alternativas terapêuticas hoje disponíveis na prática clínica são fotocoagulação a laser da retina (com ablação de tecido retiniano normal), vitrectomia posterior (em casos avançados com hemorragia vítrea e/ou descolamento da retina) e mais recentemente os tratamentos farmacológicos com injeções intravítreas.
Desta forma, é muito importante que as pessoas portadoras de diabetes entendam a sua doença e as possíveis complicações que podem acometê-las , como as visuais. A retinopatia diabética não dói e o seu único sintoma é a alteração visual em vários graus. A dificuldade visual para leitura, como manchas escuras no campo visual ou a perda visual repentina, são sintomas que podem refletir fases mais avançadas da doença.
Com a intenção de minimizar o impacto visual do diabetes, orientamos o controle dos níveis de glicemia e da pressão arterial e a realização de exames oftalmológicos periódicos feito com profissionais capacitados, como os que você encontra aqui na clínica.
Se você tem diabetes não perca mais tempo, agende já sua consulta pelo telefone (19) 2042-2777 ou WhatsApp (19) 99776-1301.