7 dicas para proteger seus olhos em tempos de Coronavírus
Comprometimento com a verdade
A medicina tem se esforçado para decifrar o vírus causador da Covid-19. Com a urgência de saber quais os sintomas da doença, muitas informações distorcidas chegam até a população, o que gera pânico desnecessário, consumo de remédios sem prescrição médica e a propagação desenfreada de notícias sem comprovação científica.
Por isso, na hora de pesquisar sobre o Coronavírus, é essencial um direcionamento para fontes confiáveis, como veículos de notícias comprometidos com a verdade e pesquisas científicas comprovadas. Essas são as duas bases que usamos para trazer para vocês as últimas notícias sobre saúde e bem-estar ocular.
Olhos e o Covid
Os olhos são umas das principais portas de entrada para o Sars-CoV-2 e a transmissão pode ocorrer inclusive através da lágrima de uma pessoa infectada. Por isso, levar as mãos aos olhos sem a higienização correta é um dos primeiros passos para ficar exposto ao vírus.
Um estudo feito pela Academia Americana de Oftalmologia mostrou que 1 a 3% dos pacientes contaminados demonstram conjuntivite como sintoma de Covid.Em alguns casos, esse é o primeiro sinal da infecção. Não é nenhuma surpresa, já que doenças parecidas, como a gripe, tem no seu quadro de sintomas a conjuntivite viral.
Vale ressaltar que dentre as manifestações dessa doença ocular estão: vermelhidão nos olhos, inchaço na pálpebra, lacrimejamento, intolerância à luz e dor no olho. Outra preocupação dos médicos foi mostrada por estudos feitos por oftalmologistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e que apontaram a lesão da retina como uma das complicações da doença. Essa é a parte do olho onde ficam as células responsáveis por enviar as informações que geram as imagens no cérebro.
Um fator que agrava ainda mais toda essa questão é o aumento do tempo que passamos na frente das telas de computadores e celulares durante a quarentena, o que seca nossos olhos e piora os quadros dessas infecções.
Para ajudar a proteger seus olhos tanto da Covid quanto dos efeitos da quarentena, separamos uma lista com 7 dicas pra você:
- Se você usa óculos, lembre-se de higienizá-lo antes de colocar no seu rosto com água e detergente.
- Usuários de lente precisam tomar cuidados redobrados. Seus estojos devem estar sempre higienizados e as mãos que os manusearem, limpas.
- 3Nunca coce os olhos sem a certeza de que seus dedos não estejam infectados. Para isso é preciso lavar as mãos antes de encostar em qualquer parte do rosto.
- Bolsas, celulares, carteiras, chaves e demais objetos tocados frequentemente, precisam ser limpos antes de cada uso.
- Se você está em Home Office e utiliza muitas telas durante o dia, sente-se a uma distância de no mínimo 65cm.
- Defina lembretes a cada hora no seu celular para focar o olhar em um objeto mais longe ( além de 6 metros) e piscar ou utilizar colírio lubrificante ; isso reduz os efeitos da luz artificial.
- O uso periódico de colírios lubrificantes podem ajudar a manter os olhos hidratados, mas somente com recomendação médica.
Na Verlux você encontra profissionais preparados e equipamentos de última geração para cuidar da saúde dos seus olhos. Marque uma consulta aqui na nossa clínica!