Por que estamos perdendo a visão? Confira quais as doenças mais comuns!
O número de pessoas acometida por cegueira é cada vez maior. De 1990 até 2015 foram mais de 5 milhões de novos casos de doenças moderadas e graves, um aumento de 36% no número total, além dos mais de 200 milhões de cidadãos ao redor do mundo vítimas de algum problema na visão. A boa notícia é que a maioria dessas comorbidades são tratáveis se diagnosticadas a tempo. Abaixo você encontra uma lista das doenças oculares mais comuns e qual a melhor maneira de evitá-las.
CATARATA
O que é?
Envelhecimento do cristalino, que resulta no turvamento dessa parte do olho.
Como acontece?
Pelo uso de medicamentos do tipo corticoide, traumas na região da cabeça, infecções oculares ou envelhecimento.
Quais os sintomas?
Visão embaçada, aumento da sensibilidade à luz e perda progressiva da visão.
Como evitar?
É importante o uso de óculos de sol, já que os raios UV são os principais fatores de desenvolvimento de catarata, além da predisposição genética.
É reversível?
Não existe nenhum tratamento para reverter a catarata. A solução para restaurar a visão é através de cirurgia, onde o cristalino, agora opaco, é substituído
por uma lente intraocular.
DEGENERAÇÃO MACULAR
O que é?
Doença caracterizada pelo desgaste ou lesão da retina. Está vinculado à idade e é mais comum em pessoas acima de 50 anos.
Como acontece?
Os casos mais comuns estão relacionados ao desgaste natural. Outras causas são deficiências nutricionais, exposição à luz ultravioleta e hipertensão.
Quais os sintomas?
Perda gradual do campo central da visão e dificuldade em ver objetos com nitidez.
Como evitar?
Através de hábitos alimentares saudáveis, uso regular de óculos de sol e ausência de práticas nocivas como o fumo e o consumo de bebidas alcóolicas.
É reversível?
Não, mas é tratável. Quando administrado da maneira correta e de maneira antecipada, a perda da visão pode ser evitada. O tratamento consiste em terapia fotodinâmica e/ou injeções intraoculares.
GLAUCOMA
O que é?
Doença crônica onde as células do nervo óptico morrem. Acontece na retina, lugar do olho onde as imagens se formam.
Como acontece?
A doença acompanha o histórico da família e se caracteriza pelo aumento na pressão ocular.
Quais os sintomas?
Muitas vezes nenhum, exceto em fases mais avançadas da doença. Visão embaçada, náuseas, vômitos e dor de cabeça são sintomas mais raros.
Como evitar?
Por meio da medição da pressão ocular feita em exames de rotina é possível identificar o problema e tratá-lo.
É reversível?
Não, mas a perda de visão é evitável. O tratamento acontece de acordo com o grau de comprometimento da visão e varia desde o uso de colírios, em casos mais amenos, para cirurgias, em estágios mais avançados da doença.
RETINOPATIA DIABÉTICA
O que é?
É a maior causa de perda da visão nas idades produtivas em pessoas diabéticas. Ocorrem alterações da qualidade da visão incialmente e, na medida em que a doença progride, causa danos na circulação da retina.
Como acontece?
Pelos efeitos do aumento da glicemia.
Quais os sintomas?
Como não dói, na maioria das vezes é detectada em exames de fundo de olho. Mas se já estiver numa fase mais avançada, ocorre dificuldade visual, principalmente para leitura (O que pode ser confundido com ” visão cansada” ou presbiopia).
Como evitar?
Através do controle da glicemia feito pela terapia que o endocrinologista deu ao paciente, e do controle da pressão arterial.
É reversível?
Sim, através de tratamento oculares como terapias a laser, injeções intraoculares e cirurgia, todos esses serviços são oferecidas em nossa clínica.
Dentre todas as dicas para evitar as doenças apresentadas acima, uma é indispensável: Realizar exames periódicos. Aqui na Verlux você encontra todos os equipamentos e exames necessários para identificar essas e outras comorbidades oculares. Tudo feito pelos melhores médicos e profissionais da área da saúde. Agende sua consulta pelo WhatsApp: (19) 99776-1301