RETINOBLASTOMA, entenda o que é e quais são os sinais de alerta!

O retinoblastoma é um tumor que atinge, em sua maioria, crianças de 0 a 5 anos, sendo que 90% dos casos ocorrem em crianças com até 4 anos de idade.

Ele é maligno e se desenvolve na retina, podendo ser hereditário ou não. O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos.

O principal sintoma é a leucocoria (reflexo branco na pupila, conhecido como reflexo do olho de gato), presente em 90% dos casos diagnosticados.

Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias óticas para o centro da visão no cérebro não se desenvolvem e atrofiam.

Esse reflexo branco, muitas vezes, só é notado sob a luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho. Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão e dor ocular.

Por isso, é extremamente importante realizar o TESTE DO OLHINHO e o MAPEAMENTO DE RETINA. Ainda é a aconselhável a visita ao oftalmologista a cada 6 meses durante os dois primeiros anos de vida.

O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança acometida pela doença. •Dra. Jacqueline M.Lopes de Faria- Oftalmologista CRM-SP 68526

Open chat