Conheça os pintores que sofreram com doenças oftalmológicas!

As doenças oftalmológicas estão entre nós faz um tempo. Muito antes das técnicas modernas de medicina existirem, inúmeras pessoas foram acometidas por enfermidades nos olhos que hoje possuem tratamentos. Algumas dessas pessoas eram artistas plásticos, que tinham na visão uma das principais ferramentas de trabalho. Com o passar do tempo, as doenças progrediram e afetaram paulatinamente suas obras. Abaixo, você confere a história de 6 pintores que sofreram com problemas oftalmológicos:

1. Mary Cassatt: Conhecida por pintar mulheres e crianças em cenários corriqueiros dentro de casa, a pintora começou a apresentar problemas de visão com 56 anos e só teve seu diagnóstico de catarata doze anos depois, com 68. Ela realizou uma cirurgia no olho direito que não apresentou um resultado favorável. A doença avançou e a impediu de continuar trabalhando com sua arte.

2.Vincent Van Gogh: O famoso pintor de “Noite Estrelada” também sofreu com problemas oftalmológicos. Ainda que não tenha sido comprovado, existe a possibilidade de que Van Gogh sofresse de xantopsia, uma doença que tende a deixar todos os objetos coloridos em tons de amarelo, o que explica a quantidade dos tons dessa cor em suas pinturas. Há a hipótese de que a doença tenha aparecido devido ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas.

3. Claude Monet: Nascido em 1840, foi o principal nome do Impressionismo, considerado uma das lideranças do movimento. Aos 72 anos o artista recebeu o diagnóstico de catarata nos dois olhos. Antes mesmo disso o Monet já demonstrava problemas para perceber as cores, um dos sintomas da doença. Ele tentou tratar a enfermidade com o uso de plantas tóxicas para dilatar as pupilas, mas não obteve sucesso.

4.Honore Daumier: Outra vítima de catarata, o desenhista foi considerado um artista renomado no ramo de caricaturas, charges e gravações. Depois de descobrir o diagnóstico, Daumier se reservou apenas à pintura, porém a doença avançou e ele parou de pintar em 1877. A cirurgia não foi eficaz, já que a medicina não era avançada o suficiente para a época. Mas agora os tempos mudaram e os procedimentos médicos são muito eficazes para tratar essas e muitas outras doenças oftalmológicas.

As cirurgias de catarata que realizamos aqui na clínica, por exemplo, contam com tecnologia de ponta e técnicas modernas para garantir o melhor resultado possível. Entre em contato com a gente e marque sua consulta!

Open chat