Estrabismo: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Estrabismo: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Entre as diversas doenças que afetam os olhos, o estrabismo compromete a visão do paciente com um desvio ocular. O indivíduo estrábico apresenta um desvio em um dos olhos ou nos dois, o que faz com que eles não foquem em uma única direção. Comum em crianças, essa doença oftalmológica também pode se manifestar em adultos por diversos motivos.

O movimento dos olhos é controlado por seis pares de músculos comandados por nervos cranianos, ligados ao sistema nervoso. Para que os dois olhos se movimentem corretamente e na mesma direção, é necessário que os músculos trabalhem em sincronia. O estrabismo acontece quando há alguma falha que altera essa sincronia.

Em crianças, o estrabismo pode ocorrer devido ao alto grau de hipermetropia – com a dificuldade para enxergar, os olhos acabam sendo forçados a se aproximar para compensar a visão ruim. Em adultos, fatores que afetem o cérebro podem causar o desvio, como um trauma craniano ou um AVC, visto que influenciam diretamente o sistema nervoso do paciente.

Caso o desvio seja direcionado para o centro do rosto, o distúrbio é chamado estrabismo convergente (estropia). Já se o desvio é para as extremidades do rosto, o tipo do estrabismo é divergente (extropia). Se o olho tende a se desviar para cima ou para baixo, o estrabismo é vertical (hipertropia). Ainda é possível que o paciente possua dois tipos de estrabismo: convergente em um e vertical em outro.

As pessoas com estrabismo podem apresentar diferentes sinais e sintomas, mediante o tipo de estrabismo em causa. Os sintomas e sinais de estrabismo mais frequentes são:

Olhos cruzados (desviados);
Olhos que não se alinham na mesma direção;
Diplopia (visão dupla);
Perda de esteriopsia (perceção de profundidade);
Movimentos oculares descoordenados (olhos não se movimentam juntos).

Aqui na Clínica Verlux, o tratamento para o estrabismo é uma das nossas especialidades, todos os recursos serão direcionados para o diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado. Marque uma consulta!

Open chat